A Escola Nacional de Saúde Pública Sergio Arouca (ENSP/Fiocruz), a Fiocruz Brasília e o Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea) assinaram, no dia 09 de dezembro de 2024, o Protocolo de Intenções para o cuidado à População em Situação de Rua.

A solenidade de assinatura do documento também contou com a participação de representantes do Movimento Nacional da População em Situação de Rua, do Movimento Nacional de Luta em Defesa da População em Situação de Rua, bem como dos Ministérios da Saúde, da Justiça, dos Direitos Humanos e Cidadania e da Justiça.

Na ocasião, especialistas, gestores e representantes de movimentos sociais discutiram etapas e diretrizes para ações futuras focadas na articulação interinstitucional para produção e difusão do conhecimento, construção de metodologias para a produção e integração de informações, formação de interessados para a atuação junto à população em situação de rua e no apoio institucional para implementação de políticas intersetoriais. Um dos focos da parceria é apoiar a implementação do Plano Ruas Visíveis, lançado há um ano pelo Governo Federal.

As linhas gerais do Protocolo de Intenções foram apresentadas pela coordenadora do Projeto Trilhas de Cuidados nas Ruas e responsável técnica pela ENSP no acordo, Elyne Engstrom; por Marco Natalino, técnico de planejamento e pesquisa do Ipea; e o pesquisador Marcelo Pedra do Núcleo de Populações em Situações de Vulnerabilidade e Saúde Mental na Atenção Básica (Nupop) da Fiocruz Brasília.