
No dia 29 de abril, o coletivo Trilhas de Cuidado nas Ruas realizou uma visita técnica ao Centro de Atendimento Integrado às Pessoas em Situação de Rua – CIPOP-RUA/RJ, localizado na Central do Brasil, no coração do Rio de Janeiro.
O espaço, que acaba de completar um ano de funcionamento, é fruto de uma articulação interinstitucional liderada pelo Tribunal de Justiça do Estado do Rio de Janeiro e reúne, em um só local, serviços essenciais de diferentes esferas do poder público — federal, estadual e municipal.
A proposta, que já recebeu o Prêmio CNJ de Boas Práticas POPRUAJUD na categoria Impacto Social e Transformação, tem o objetivo de garantir que as pessoas em situação de rua tenham acesso facilitado aos seus direitos, com acolhimento, escuta qualificada e desburocratização dos processos.
Em um espaço de 300m², o CIPOP-RUA/RJ oferece a emissão de documentos, regularização judicial, serviços do INSS, Detran, Ministério do Trabalho, Justiça Eleitoral, entre outros. Atendimento é diário, presencial e conta com uma equipe multidisciplinar e especializada.
A visita contou também com a presença da Desembargadora Renata Machado Cotta e da assessora Tereza Guimarães, que atuam na coordenação da iniciativa e reforçaram a importância do trabalho em rede e da integração de políticas públicas para a efetivação de direitos. Ao todo, mais de 15 mil atendimentos já foram realizados no CIPOP-RUA/RJ.
Para o Trilhas de Cuidado, experiências como essa são fundamentais para ampliar o olhar sobre o cuidado em rede, com foco na justiça social e na dignidade.

